Hospital Nosso Lar

ENTREVISTA ESPECIAL 50 ANOS HOSPITAL NOSSO LAR

outubro 31, 2016
ENTREVISTA ESPECIAL 50 ANOS HOSPITAL NOSSO LAR

ENTREVISTA
com Tânia de Lazari Sanches Pinheiro
Terapauta Ocupacional, Especialista em Saúde Mental pela Escola Nacional de Saúde Pública Fiocruz

50 anos Hospital Nosso Lar

O Hospital Nosso Lar está comemorando em 2016, 50 anos de atendimento psiquiátrico no Mato Grosso do Sul e por isso, lança um novo canal de entrevista que tem o intuito de aproximar população, pacientes e funcionários do Hospital. Em entrevista, os funcionários mais antigos contam a relação pessoal e profissional com a entidade.

 

Nosso Lar: Como foi seu ingresso no Hospital Nosso Lar?

Tânia: Desde que me formei sempre tive o sonho de trabalhar no Hospital pois a psiquiatria sempre foi minha paixão. Tentei algumas vezes me tornar funcionária mas não consegui ser contratada. Em agosto de 1996 foi então a minha primeira oportunidade de iniciar as minhas atividades na entidade fazendo parte do quadro de funcionários. Naquela época o Hospital era dirigido pela sra. Edwiges, fundadora do Hospital.

Nosso Lar: Qual é o seu envolvimento profissional e pessoal com o Hospital?

Tânia: Dentro da entidade eu pude aprender e a valorizar ainda mais a convivência embasada na solidariedade e receptividade. Vivi todas as crises do Hospital. Participei de cada problema e cada conquista. Sei o quanto é importante cada doação que o Hospital recebe e isso me fez crescer como pessoa e ainda adotar essa política da solidariedade.

Nosso Lar: Como é trabalhar em uma entidade filantrópica?

Tânia: Viver de filantropia não é nada fácil. Pude acompanhar cada dificuldade do Hospital e sofria junto. Mas a equipe sempre esteve determinada a superar as dificuldades e assim pude ver que, independente das adversidades, todos os planejamentos sempre eram efetivados. Vejo isso como o poder da fé, força de vontade e do comprometimento da equipe.

Nosso Lar: Como você compreende o atendimento do Hospital para a população que precisa desse atendimento?

Tânia: Vinte anos em uma mesma entidade você pode fazer uma boa avaliação pois pode acompanhar diversas fases. Eu me orgulho de fazer parte de uma entidade que é referência no atendimento psiquiátrico em Mato Grosso do Sul. E reforço: atendimento psiquiátrico de qualidade. Todo esse tempo eu presenciei a busca diária por melhora o atendimento, em oferecer o atendimento humanizado respeitando todas as normas do Sistema Único de Saúde. Hoje podemos ver que os pacientes gostam de ficar aqui. As famílias confiam no nosso trabalho. A luta por  manter a capacidade de leitos funcionando é muito grande e temos demanda para isso e mesmo que hoje a cobertura seja menor, o Hospital tem melhorado cada dia mais o atendimento aos pacientes e oferecido novas e mais eficazes formas de tratamento.

Nosso Lar: Conte como é a sua relação com os pacientes e a entidade.

Tânia: Antes de entrar para a equipe eu já tinha desenvolvido um carinho pela entidade. Hoje, comemorando 20 anos de trabalho na entidade é uma sensação de satisfação pessoal e profissional. Foram diversas experiências com pacientes novos e antigos. Acompanhar a evolução de cada um deles e ganhar esse carinho e respeito com o decorrer do tempo é o que move o meu amor pela profissão. Trabalhar em equipe e adequar a sua atividade profissional dentro das condições e estrutura de um hospital filantrópico não é uma tarefa fácil, mas nos dá uma satisfação ainda maior nas nossas conquistas e acima de qualquer satisfação pessoal, é poder criar essa afetividade familiar entre pacientes e equipe. E isso é uma coisa que todos nós primamos: oferecer um atendimento eficaz, familiar e de segurança.

 

Assessoria de Imprensa